sábado, 27 de agosto de 2011

Olimpíada de Matemática


Pessoal, essas são as primeiras questões da Olimpíada de Matemática 2011.
Vamos resolvê-las, juntos?
Mandem sugestões !






1) A figura ao lado representa um mapa de estradas. Os números escritos nas setas indicam quanto de pedágio um viajante deve pagar ao passar pela estrada. Todas as estradas são de mão única, como indicam as setas. Qual o valor mínimo de pedágio pago por um viajante que sai da cidade A e chega na cidade B?

Questão 2

2) O pai de Esmeralda comprou um terreno retangular de 120 metros de comprimento por 80 metros de largura. Devido a leis ambientais, ele deve plantar árvores em 20% do terreno. Ele faz isso plantando-as em duas faixas de mesma largura nas laterais do terreno, conforme mostra a figura. Qual é essa largura?





Questão 3
3) No desenho ao lado, três cubos iguais estão apoiados sobre uma mesa. Cada cubo tem as faces numeradas por 0, 1, 3, 4, 5, 9, onde cada número aparece exatamente uma vez. Qual é a soma dos números das faces em contado com a mesa?





Questão 4
4) Qual é o valor da expressão 20112011² + 20112003² - 16 x 20112007?




Pessoal, mandem sugestões de resolução desses exercícios.

O blog está de volta !


Pessoal, muitos alunos e professores têm  pedido  para que  eu volte a blogar. Eu adoraria poder postar com freqüência, porém, as obrigações profissionais me impedem fazer isso mantendo um certo nível de qualidade. Portanto, eu peço a colaboração de todos os visitantes para ajuda a  responder a questões mais interessantes enviadas pelos estudantes, esclarecer dúvidas mais frequentes, sugerindo temas para posts, ou simplesmente enviando questões para o blog.
Espero que assim, possamos colaborar para tornar a Matemática uma disciplina mais acessível e instigante  para o estudante brasileiro que tanta dificuldade tem na matéria.
Mande suas dúvidas para andmatematica1@gmail.com.


* Para começar vou postar as questões da Olimpíada Brasileira de Matemática para que possamos, juntos,  resolvê-las.

Definem-se o dia e o ano de um planeta de um sistema solar ... ENEM 2022- PROVA DE MATEMÁTICA

 Definem-se o dia e o ano de um planeta de um sistema solar como sendo, respectivamente, o tempo que o planeta leva para dar 1 volta complet...