segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Questões resolvidas do ENEM

Pessoal, abaixo a resolução da segunda parte das questões-modelo diponibilizadas no site do ENEM.

Questão 4:
A figura a seguir mostra a porcentagem de oxigênio (O2) presente na atmosfera, ao longo de 4,5 bilhões de anos, desde a formação da Terra até a era dos dinossauros.

Considere que a escala de tempo fornecida seja substituída por um ano de referência, no qual a
evolução química é identificada como 1º de janeiro à zero hora e a era dos dinossauros como dia
31 de dezembro às 23 h 59 min e 59,99 s. Desse modo, nesse ano de referência, a porcentagem
de oxigênio (O2) presente na atmosfera atingiu 10% no
(A) 1º bimestre.
(B) 2º bimestre.
(C) 2º trimestre.
(D) 3º trimestre.
(E) 4º trimestre.
Resolução:
Na escala à esquerda temos entre:    4 e 3 :  1º    trimestre                 
                                                          3 e 2 :  2º    trimestre
                                                          2 e 1 :  3º    trimestre
                                                          1 e 0 :  4º    trimestre

Olhando para a escala da direita onde se mede a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera, esta será de 10% no intervalo entre 2 e 1 , portanto no 3º trimestre.
Resposta : letra D.

Questão 5:
Uma pessoa de estatura mediana pretende fazer um alambrado em torno do campo de futebol de seu bairro. No dia da medida do terreno, esqueceu de levar a trena para realizar a medição. Para
resolver o problema, a pessoa cortou uma vara de comprimento igual a sua altura. O formato do campo é retangular e foi constatado que ele mede 53 varas de comprimento e 30 varas de largura.
Uma região R tem área AR, dada em m², de mesma medida do campo de futebol, descrito acima.A expressão algébrica que determina a medida da vara em metros é:
 
Resolução:
A área do campo será : 53 varas  X 30 varas =  1590 varas²
1590 varas² = ARm² conforme dito pelo problema. Agora é só desenvolver a equação:
1590 varas² = AR m²
varas² = AR m²/ 1590  =  letra B
Questão 6:
O capim-elefante é uma designação genérica que reúne mais de 200 variedades de capim e se destaca porque tem produtividade de aproximadamente 40 toneladas de massa seca por hectare por ano, no mínimo, sendo, por exemplo, quatro vezes maior que a da madeira de eucalipto. Além disso, seu ciclo de produção é de seis meses, enquanto o primeiro corte da madeira de eucalipto é feito a partir do sexto ano.
Considere uma região R plantada com capim-elefante que mantém produtividade constante com o passar do tempo. Para se obter a mesma quantidade, em toneladas, de massa seca de eucalipto, após o primeiro ciclo de produção dessa planta, é necessário plantar uma área S que satisfaça à relação
Resolução:
A produtividade do capim é quatro vezes maior que a do eucalipto. Além disso enquanto um ciclo do eucalipto ( 6 anos) corresponde a doze do capim (6 meses)
logo a área requerida será:
4 X 12 = 48
Resposta letra E



Questão 7:
A cada ano, a Amazônia Legal perde, em média, 0,5% de suas florestas. O percentual parece pequeno, mas equivale a uma área de quase 5 mil quilômetros quadrados. Os cálculos feitos pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontam um crescimento de 23% na taxa de destruição da mata em junho de 2008, quando comparado ao mesmo mês do ano 2007. Aproximadamente 612 metros quadrados de floresta foram cortados ou queimados em quatro semanas. Nesse ritmo, um hectare e meio (15 mil metros quadrados ou pouco mais de um campo de futebol) da maior floresta tropical do planeta é destruído a cada minuto. A tabela abaixo mostra dados das áreas destruídas em alguns Estados brasileiros.


Supondo a manutenção desse ritmo de desmatamento nesses Estados, o total desmatado entre agosto de 2008 e junho de 2009, em valores aproximados, foi

(A) inferior a 5.000 km2.
(B) superior a 5.000 km2 e inferior a 6.000 km2.
(C) superior a 6.000 km2 e inferior a 7.000 km2.
(D) superior a 7.000 km2 e inferior a 10.000 km2.
(E) superior a 10.000 km2.
Resolução:
Como o ritmo será igual ao do período anterior e este foi de 9%, basta adicionar 9% a área anterior:
1,09 X 4.754 = 5.181,86. 
Resposta : letra B 

28 comentários:

  1. :)fácil para quem estuda,difícil para quem não quer nada com os estudos.

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  2. como vc fez para converter 9% para 1,09??
    nao entendi!!!

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    1. 100 = 1,0
      90% = 0,9
      9% = 0,09

      apenas converte-se a porcentagem para números decimais

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    2. pois bem, a área anterior corresponde a 100%, somando-se os 9% fica 109% ou 1,09. espero ter ajudado.

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    3. Mas se multiplicar 1.9x4.754 ... Não da 5.18 km2

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    4. Se multiplica 1,09 x 4754

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    5. Conforme o problema, ele disse que o desmatamento CONTINUA o mesmo ritmo. Ou seja, é o valor do desmatamento, cujo total representa 4754, mais 109%. 109% porque 100% é o total, mas é preciso acrescentar os 9%.

      Então fica: 4754 x 109/100 = 5.181,86

      Letra B (Superior a 5.000 e inferior a 6.000)

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  3. Tbm não entendi a mudança de 9% para 1,09%

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  4. Para aumentar um dado (número qualquer) em 9%, basta multiplicar esse número por 1,09.

    Da mesma forma com qualquer fração, por exemplo:

    Uma padaria vende 66 pães por dia e as vendes sofre um aumento de 50%, para saber quantos pães a padaria passou a vender basta multiplicar 66 X 1,5 = 99 pães

    Para fazer a operação inversa no caso de redução basta subtrair de 1, o percentual a se reduzir por exemplo se ao invés de aumentar as vendas a padaria tivesse reduzido as vendas em 20%, basta multiplicar 66 x 0,8 = 52,8 pães.

    Fiquem atentos na transformação de percentual em número decimal:

    assim, 20% = 0,2; e 18% = 0,18.

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  8. é simples a questão da porcentagem:

    9% ----> 1,09

    Como o Marcos disse, para aumentar um número em 9% do seu valor, basta multiplicá-lo por 1,09.
    Veja como:

    uma parte (1) está para 100%
    Assim como (x) está para 9%

    Logo, x= 9/100 = 0,09

    Dessa forma, ao multiplicarmos um dado número por 1,09, estamos, na verdade, acrescentando 0,09 (9%) a cada parte ( 1 ) do seu valor.

    Entendeu?

    (:

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  10. Thaíssa, sua dúvida é bem simples para se explicar.

    Olha, se do 4 ao 0 temos 1 ano (12 meses),
    então serão 3 meses por cada número da esquerda, já que 12/4 = 3(aqueles numeros do 4 ao 0)

    temos então

    do 4 ao 3 -> 3 meses
    do 3 ao 2 -> 3 meses
    do 2 ao 1 -> 3 meses
    (o intervalo de 2 ao 1 é onde se chega ao nível de 10% da quantidade de O2)

    Dessa forma, o intervalo 2 ao 1 localiza-se no terceiro bimestre.

    _____________________________________________
    A resolução do site está equivocada pelo seguinte aspecto:
    O autor da questão disse que o intervalo 0 ao 4 equivale a 1 ano, e então, a pessoa que resolveu a questão baseou-se nos 4 bimestres do ano letivo escolar, que nao envolvem os 12 meses que compõem um ano..
    Voltando, 1 ano é igual a 12 meses, que foram divididos em 4 períodos, logo, 12/4 = 3meses para cada intervalo, sendo 3 meses = 1 trimestre.

    Não tenho interesses, de forma alguma, em criticar o autor da resolução ou o trabalho do blog. O meu interesse está somente em ajudar as pessoas com suas respectivas dúvidas..
    E a respeito da correção ao autor, peço desculpas caso este se sinta prejudicado, realmente não foi a minha intenção

    abraços, e continuem assim (:
    O site está de parabéns

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  11. Me ajudem na Questão 6.

    Se a produtividade de capim é 4 veses maior não importa o ciclo de produção. A área de eucalipto deve ser quatro vezes maior para que as produções sejam equivalentes. Assim:

    Em uma mesma área:
    Capim Elefante após 6 anos produz 240 Toneladas.
    Eucalipto após 6 anos produz 60 toneladas (quatro vezes menos que o capim).

    Então 240/60=4 logo S=4R. Pois 4x60 é 240.

    Me digam por favor oque eu não entendi ou entendi errado.

    Obrigado amigos

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  12. onde está a primeira parte pq eu naum estou conseguindo resolver sosinha

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  13. por favor alguem me tira essa duvida , na questao 6 ele diz "40 toneladas de massa seca por hectare por ano" como o ciclo é semestral , entende-se q cada ciclo gere 20 toneladas, logo a resposta é 24 e nao 48 , mas nao tem no gabarito , nao ta errada a questao?
    se puder manda a resposta no meu e-mail , jeffersonsouza_23@hotmail.com
    valew

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  14. Murilo, um bimestre não tem 3 meses, tem 2. A menos que se esteja considerando um ano letivo com os 200 dias o que não tem nenhum fundamento pra questão.

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  15. Bom galera, analisando as várias opniões da questão 4, eu analisei e cheguei ao seguinte resultado.
    Com a análise do gráfico podemos ver que a questão é uma pegadinha. Contemos os bimestres lógicos de um ano comum (não um ano letivo), no terceiro bimestre estaremos no 2º trimestre do ano, pois o 3º bimestre não tem como alternativa. A resposta correta então é a C.

    Obrigado! Espero ter ajudado.

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  16. não concordo com pegadinhas, acho estupidez da banca... dá a entender que estão querendo provar que são mais inteligentes que os alunos...

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  17. não entendi a questão 07, alguem poderia ?

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  18. a questão 7 só acrescenta 9% em cima da área ja destruida , facil . resposta letra b

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  19. Como calcular 1,09 x 4754 no papel para dar o resultado 5.181,86? Na calculadora sei que dá isso. Mas não estou conseguindo resolver no papel!!!

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